Mpox: OMS já confirmou 258 casos de nova variante fora do Congo
Dados da entidade mostram 258 casos no Burundi

A República Democrática do Congo notificou cerca de 18 mil casos prováveis ou suspeitos de mpox e 629 mortes ao longo do ano de 2024, com mais de 5 mil casos e 31 mortes nas províncias de Kivu do Norte e Kivu do Sul, onde a nova variante 1b foi identificada.
A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde destacou o aumento rápido dos casos da nova variante, mas relatou poucas mortes nas últimas semanas.
Além disso, foram confirmados casos da variante 1b em países vizinhos e em outros continentes.
A OMS está mobilizando esforços para acelerar o acesso e a entrega de vacinas contra a mpox na RDC e em países afetados.
Fabricantes de vacinas solicitaram autorização para uso emergencial das doses, que estão sendo analisadas com prioridade.
A agência reguladora da RDC já aprovou as vacinas em junho deste ano, e o governo apelou por doações de doses de países de alta renda.
Além das vacinas, a OMS está trabalhando para garantir testes de diagnóstico de mpox, medicamentos e pesquisas colaborativas para desenvolver melhores formas de combater a doença.
A organização ressaltou a importância de soluções políticas para lidar com a insegurança na região afetada pelo surto da nova variante, enfatizando que as vacinas, embora importantes, não são a única ferramenta de combate à mpox.
A agência está promovendo reuniões com pesquisadores para priorizar estudos e apoiar o desenvolvimento de vacinas, testes e medicamentos.
O diretor-geral da OMS enfatizou a necessidade de uma abordagem coordenada e colaborativa para enfrentar o surto de mpox na RDC e destacou a importância de soluções políticas para lidar com a insegurança na região afetada.
A organização está empenhada em garantir acesso às vacinas, testes de diagnóstico e medicamentos, ao mesmo tempo, em que promove pesquisas para desenvolver novas estratégias de combate à doença.
Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp