• Saúde  •  06/09/2024  •  um ano atrás

De mau hálito a bruxismo: saiba como vape detona os dentes

Dentistas explicam que o consumo frequente de vape pode ser tão ou mais prejudicial para a saúde bucal que o cigarro convencional

De mau hálito a bruxismo: saiba como vape detona os dentes

Apesar de terem a venda proibida, os vapes estão cada vez mais comuns no Brasil, especialmente entre jovens com menos de 18 anos. Eles são promovidos como menos prejudiciais à saúde do que os cigarros tradicionais, por não terem cheiro nem fumaça.

No entanto, estudos e a prática médica já demonstraram que os cigarros eletrônicos podem causar danos graves à saúde bucal, como doenças pulmonares, inflamações e danos nos dentes e gengivas. O uso excessivo de vapes pode levar à perda dos dentes e aumentar o risco de câncer oral, afetando o esmalte dos dentes, diminuindo a saliva e causando cáries.

Além disso, as substâncias tóxicas presentes nos vapores dos cigarros eletrônicos inibem enzimas que protegem a boca, facilitando o acúmulo de placa bacteriana. Essas substâncias alteram a microbiota bucal, tornando a saliva corrosiva e prejudicando a saúde bucal de forma geral.

Os vapes são compostos por diversos componentes, como bateria, atomizador, microprocessador, lâmpada LED e cartucho de nicotina líquida, que aquecem o líquido para produzir o vapor.

Mesmo sendo proibidos no Brasil, os vapes são populares entre jovens de 18 a 24 anos, sendo apresentados como uma alternativa aos cigarros tradicionais. No entanto, o Conselho Federal de Medicina considera que os vapes representam uma ameaça à saúde pública e oferecem mais riscos do que os cigarros convencionais, aumentando a exposição a substâncias prejudiciais, como metais pesados.

O uso de vapes pode danificar as papilas gustativas da língua, comprometer o paladar, causar retração gengival, aumentar o risco de cáries e levar à perda dos dentes. Além disso, a nicotina presente nos vapes pode induzir bruxismo e apertamento dentário, prejudicando ainda mais a saúde bucal.

Portanto, é importante conscientizar sobre os danos dos vapes à saúde e desestimular seu consumo, especialmente entre os jovens.

 


Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp