• Saúde  •  10/09/2024  •  um ano atrás

Chineses identificam novo vírus capaz de afetar cérebro humano

Cerca de 20 pessoas foram diagnosticadas com sintomas de uma doença provocada por vírus transmitido por carrapatos

Chineses identificam novo vírus capaz de afetar cérebro humano

Pesquisadores chineses descobriram um novo vírus transmitido por carrapatos, chamado de vírus das zonas úmidas (WELV), que pode afetar vários órgãos humanos, incluindo o cérebro e o sistema nervoso. O vírus foi identificado em cinco espécies diferentes de carrapatos, com a Haemaphysalis concinna sendo a mais comum.

Um homem de 61 anos foi internado após ser picado por um carrapato e apresentar febre persistente e disfunção de múltiplos órgãos na China. Testes revelaram a infecção por um orthonairovirus desconhecido, o WELV.

O estudo resultou na identificação de mais de 20 casos de infecção pelo vírus, com sintomas como febre persistente, tontura e dores musculares. Os pacientes foram tratados e receberam alta hospitalar em até 15 dias.

O estudo foi financiado pela Fundação Nacional de Ciências Naturais da China e pelo Fundo de Inovação para Ciências Médicas da Academia Chinesa de Ciências. Os pesquisadores conduziram vigilância ativa para determinar a prevalência de infecção por WELV entre pacientes febris com histórico de picadas de carrapatos, destacando a importância da pesquisa para entender e prevenir a propagação do vírus.

 


Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp