Adolescente de 16 anos sofre colapso pulmonar por uso de vape
Jovem britânico teve de ser internado duas vezes no hospital por fazer uso excessivo de vape. Mãe conta que ele tossia sangue

Nathan Chesworth, um adolescente britânico de 16 anos, teve um colapso pulmonar devido ao uso excessivo de cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes. Ele começou a apresentar tosse intensa enquanto se preparava para prestar vestibular e, após receber antibióticos para tratar uma infecção no peito, começou a tossir sangue. Seu pulmão colapsou enquanto subia as escadas de casa, deixando-o incapaz de respirar.
Os cigarros eletrônicos são populares entre jovens de 18 a 24 anos, mas são proibidos no Brasil. Compostos por uma bateria, atomizador, microprocessador, lâmpada LED e cartucho de nicotina líquida, esses produtos são uma alternativa aos cigarros tradicionais. No entanto, o Conselho Federal de Medicina alerta que eles representam uma ameaça à saúde pública, sendo ainda mais perigosos do que os cigarros convencionais.
Nathan foi diagnosticado com pneumotórax, uma condição em que o ar se acumula entre o pulmão e a parede torácica, levando ao colapso pulmonar. Ele passou dias na ala pediátrica do hospital, onde um tubo foi inserido em seu pulmão para drenar o fluido. Após receber alta, ele sofreu outro colapso pulmonar e revelou à mãe que usava cigarros eletrônicos.
Rebecca, a mãe de Nathan, ficou chocada ao saber do hábito do filho e espera alertar outras pessoas sobre os perigos dos vapes. Ela enfatiza que os dispositivos coloridos são facilmente acessíveis e atraentes para os jovens, que muitas vezes não percebem a gravidade do uso desses produtos. A experiência de Nathan deixou-o mentalmente abalado e com medo de retornar à UTI, mostrando que os adolescentes podem se sentir invencíveis, mas estão expostos a riscos reais ao usar cigarros eletrônicos.
Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp